Decomposição e Transformação da Matéria
A Mágica Após a Morte!!!
A decomposição nada mais é do que um processo natural pelo qual passam os vegetais e animais após a morte. Esse processo é realizado com a ajuda de fungos e bactérias, os seres decompositores microscópicos, que são responsáveis pelo apodrecimento ou processo de decomposição da matéria orgânica (vegetais, animais).
O FAMOSO CARBONO
Os seres decompositores, microscópicos, atuam principalmente na degeneração dos restos de animais e plantas que morrem e em sua transformação em substâncias reaproveitáveis para as plantas.
O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos. Seu ciclo consiste na conversão de moléculas simples de gás carbônico (CO2) em substâncias mais elaboradas (como carboidratos e proteínas), a partir dos organismos autotróficos, ou seja, que têm capacidade de produzir seu próprio alimento (por exemplo, as plantas, através da fotossíntese).
Parte dos compostos orgânicos formados (carboidratos e proteínas) são aproveitados pelo próprio organismo e o restante serve como fonte de nutrientes para os próximos níveis da cadeia alimentar, os consumidores: primários (herbívoros), secundários (onívoros) e terciários (todos os carnívoros), até o nível dos microrganismos decompositores, que fazem a decomposição da matéria, devolvendo o carbono para o solo, onde será reaproveitado pelos seres produtores Portanto, são as plantas que iniciam o ciclo do carbono que é captado pelos demais organismos, até chegar aos seres decompositores.
Não apenas devolvido para o ambiente depois da morte e decomposição de um animal ou planta, o carbono é continuamente liberado, durante a vida de qualquer ser, através da respiração.
COMO AGEM OS DECOMPOSITORES?
Ambos os microrganismos, bactérias e fungos, se alimentam principalmente de amido, que é a reserva de alimento das plantas, já que a maioria deles não tem a capacidade de produzir seu próprio alimento para obter energia.
Um dos indícios da presença de bactérias participando da decomposição é o cheiro, já que elas se alimentam da matéria orgânica, fermentando os alimentos, para poderem ser consumidos. Durante a fermentação, são soltos gases à base de enxofre, por isso o cheiro ruim. Essas são chamadas: bactérias heterotróficas.
Um dos indícios da presença de bactérias participando da decomposição é o cheiro, já que elas se alimentam da matéria orgânica, fermentando os alimentos, para poderem ser consumidos. Durante a fermentação, são soltos gases à base de enxofre, por isso o cheiro ruim. Essas são chamadas: bactérias heterotróficas.
Diferentemente das plantas, eles não possuem clorofila, por isso, não podem fazer fotossíntese e produzir sua próprio alimento (açúcares e amido). Esses fungos, para digerirem o alimento, liberam enzimas que o fazem apodrecer, assim, o mofo cresce e se alimenta.
AGORA É SUA VEZ
Molécula: grupo de átomos unidos.
Átomo: já foi considerado a menor partícula que constitui a matéria. Hoje em dia, sabe-se que é a menor porção de um elemento químico, mas não a menor partícula da matéria, ou seja, o átomo é divisível.
FONTES
http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-carbono.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bactéria
http://www.infoescola.com/biologia/reino-monera-bacterias-cianobacterias/
GRUPO
Daniel T, Fernando A, Giulia M, Guilherme T, Guilherme P, Helena V, Henrique T.
Nenhum comentário:
Postar um comentário